segunda-feira, março 06, 2006

resumo da ópera

Buenos Aires é escandalosamente linda, especialmente à noite, mas os portenhos fazem juz a toda a (má) fama que têm: de tão mal educados, chegam a ser caricatos. O show do U2 foi ótimo, e teria sido ainda mais se eu tivesse conseguido enxergar alguma coisa (tá, minto, eu vi o Bono umas 5 vezes, depois não sentia mais as pernas e era impossível pular na ponta dos pés). De qualquer maneira, foi inesquecível, por vários e distintos motivos, especialmente porque foi a primeira vez (e espero a última) que fui levantada por segurancas em meio à multidão exatos dois segundos antes que eu morresse esmagada, levando pela mão Aninha, a fiel escudeira, enquanto gritávamos: "ela é minha amiga, ela é minha amiga", um escândalo necessário sem o qual não teríamos nos encontrado nunca mais na vida e que teve como consequência um pé de tênis perdido e um show inteiro pulando de meia. Em Buenos Aires as pessoas fumam até dentro do Mac Donald's, eu vi uma mulher segurando um menino por uma espécie de coleira, os garcons fazem cara de nojo para servir e ninguém faz a menor questão de entender suas tentativas de falar espanhol. Em Buenos Aires você faz cara de desbunde em cada esquina que dobra, e encontra um canteiro inteiro de rosas em meio a um parque. Em Buenos Aires você encontra lugares abertos e ônibus 24 horas por dia, o que para mim que venho de uma província é mais que novidade. Em Buenos Aires as pessoas falam "boludo"em meio a todas as frases, os ônibus têm um sistema arcaico de moedinhas e a arquitetura é aaaaaaaaaaaaaaalgo. Em Buenos Aires você entra no metrô e encontra um cartaz anunciando uma exposicão do Chagall. Em Buenos Aires os homens são todos muito parecidos, as mulheres são magérrimas e você pega o táxi mais barato do mundo. Em Buenos Aires você pensa que se deus é argentino, deve sorrir de orgulho ao ver o cair da tarde na 9 de julho, mas se esconder de vergonha a cada vez que um portenho faz alguma das suas típicas grosserias. Em Buenos Aires você pensa que a cidade é tãããããão linda, pena são as pessoas.
Agora, Montevidéo...