sexta-feira, março 04, 2005

epifanias

I
Era manhã de domingo e fazia muito frio e eu tinha uma touquinha de tricô protegendo meus cabelos porque a sensação era de que nevaria a qualquer momento.
E tinha show no parque às nove da manhã.
E era a Elza Soares quem esperávamos.
E então, muitas pessoas começaram a me olhar e me apontar e eu fiquei muito vermelha.
Descobri, então, que uma borboleta tinha pousado na minha cabeça.
E saiu no exato momento em que a descobriram.

II
Era dezembro, faltava um dia para terminar (recomeçar) o ano.
Eu tinha decidido acampar e chovia tanto. Eu olhava pr'aquele mato que não acabava nunca mais e saí caminhando e fechei os olhos e era um entardecer e os pássaros compuseram uma sinfonia inteira pra mim.
Aí eu chorei.
E sorri.
Sorri e chorei o ano inteiro que veio depois.

III
Amanhecia depois de uma noite cantando e bebendo e caminhando pelo acampamento do primeiro Fórum Social Mundial.
Eu esperava o ônibus pra voltar pra casa e dormir.
Eu sentei no meio-fio e de longe vinha uma música linda. Lindíssima. Eu fui caminhando em direção àquela música, eu e meu amigo. A música vinha de um carro muito muito velho, e tinha um senhor sentado ouvindo no toca-fitas. Nós nos aproximamos do carro e meu amigo disse:
"Que música bonita. Queríamos saber de quem é".
O homem respondeu: "sou eu", emocionadíssimo.
Eu não sei se aquilo era verdade.
E, na verdade, pouco me importa.
Porque nunca vi os olhos de uma pessoa brilharem tanto.